Amido Modificado
O que é amido modificado?
O amido modificado é obtido a partir do amido nativo após um processo físico, químico ou enzimático, com alteração da estrutura molecular por clivagem molecular, rearranjo ou introdução de novos grupos substituintes.
Os processos de modificação mais comuns incluem a hidrólise, branqueamento, oxidação, esterificação, eterificação e reticulação do amido.
O amido de milho modificado é amplamente utilizado na indústria do papel, promovendo a qualidade do produto final e a eficiência da produção. Estão presentes em diversas fases do fabrico tais como o wet-end, spraying, surface sizing.
A utilização de amidos modificados permite melhorar diversas características quer no processo de fabrico, quer nos produtos finais da indústria do papel. O aumento da retenção das fibras, a capacidades de drenagem e a redução da carga (CQO e CBO5) nos efluentes do processo de produção são exemplos das mais-valias de utilização no processo fabrico. Os produtos finais apresentam características como a melhoria da resistência do papel, melhor acabamento e qualidade da impressão.
Aplicações
Os objetivos da sustentabilidade associados à utilização de materiais biodegradáveis tornam premente a utilização de materiais que confiram ao papel e embalagens as propriedades necessárias no compromisso entre a sustentabilidade e a observância da regulamentação neste sector. A utilização dos amidos modificados na indústria do papel vêm dar resposta a este compromisso.
O amido modificado pode ser aplicado na produção de:
- Papéis finos não revestidos
- Papéis finos revestidos
- Papéis para embalagem – Cobertura e Flutings
As nossas marcas
Encontre o nosso amido para aplicação na indústria de papel com a marca CATIOTEC®.
A nossa marca apresenta uma vasta gama de amido catiónico com diferentes graus de substituição, permitindo aplicar o que se enquadra no processo de fabrico do cliente, assim como dos objetivos esperados.