Visão e Estratégia da Inovação
Visão da Inovação
A COPAM aspira posicionar-se como um protagonista inovador no cenário agroalimentar, abraçando as diretrizes delineadas pela estratégia europeia “Do Prado ao Prato”, procurando criar produtos mais saudáveis, de qualidade, inovadores, seguros e sustentáveis.
A médio prazo, a COPAM pretende incrementar os recursos e competências da equipa IDI de forma a manter a competitividade e reconhecimento ibérico da empresa.
Estratégia da Inovação
Motivada pela perspetiva de crescimento, pelas elevadas exigências das suas partes interessadas e face às novas tendências energéticas e alimentares europeias, a estratégia de Inovação da COPAM assenta em três pilares:
1. Desenvolvimento e promoção de novos produtos e processos inovadores, aumentando a propriedade intelectual da empresa a 3 anos;
Os novos produtos procuram dar aos consumidores alternativas inovadoras e soluções naturais e/ou clean-label, mais saudáveis, de base vegetal, com baixo teor calórico, adaptados a dietas veganas/vegetarianas e/ou glúten-free através de processos de tecnologias avançadas e inovadoras. Desta forma, irá reforçar a confiança dos consumidores na marca e nos produtos da COPAM. Este pilar alinhado com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
2. Modernização e digitalização da Infraestrutura.
A empresa está comprometida na criação de um espaço, até ao final de 2024, dedicado à inovação tecnológica e desenvolvimento de novos produtos, oferecendo um ambiente de trabalho inspirador e propício à criatividade e criação de valor. A curto e medio-prazo, a COPAM pretende investir na ampliação da capacidade produtiva e na digitalização/ robotização dos processos, visando atingir patamares mais elevados de produtividade económica. Todas essas iniciativas visam posicionar a empresa como líder em inovação e tecnologia no setor alimentar, estando alinhadas com o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
3. Sustentabilidade e circularidade dos produtos.
A empresa compromete-se a reduzir progressivamente a sua dependência de fontes energéticas não renováveis, alinhando-se com as ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática.
Faz ainda parte da estratégia do IDI o desenvolvimento, dentro da organização, de uma “cultura de inovação” que promova e sustente a inovação baseada em:
Valorização da
mudança
Promoção da colaboração
interna e externa
Estimulação da
criatividade
Liderança
inspiradora
Aprendizagem
contínua
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